Facens realiza 24ª Semana da Engenharia, Tecnologia e Inovação em Sorocaba | Inova Sorocaba

Agenda da Inovação

Facens realiza 24ª Semana da Engenharia, Tecnologia e Inovação em Sorocaba

17 de abril de 2017
|

Fonte: Facens 

De 17 a 19 de abril, a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) promove a 24ª Semana da Engenharia, Tecnologia e Inovação, tradicional evento que reúne alunos, professores e a comunidade e aborda tudo sobre a área de Engenharia. Com uma extensa agenda de palestras e painéis de debates gratuitos e minicursos e workshops com preços a partir de R$30, esta edição abre espaço para alunos do Ensino Médio conhecerem um pouco mais sobre a realidade acadêmica de uma faculdade de Engenharia por meio de atividades que acontecem no período da tarde. Escolas públicas e privadas da região podem se inscrever pelo e-mail eventos@facens.br. Já a comunidade deve se inscrever pelo site www.semanadaengenhariafacens.br até amanhã, 11/04. O evento acontece das 8h às 22h30.

 “Além de reunir profissionais renomados da área de Engenharia, o evento oferece aos participantes uma experiência que, certamente, será importante para a formação acadêmica e para a vida. Esperamos receber mais de 4 mil pessoas”, diz Karina Leonetti, coordenadora de projetos de Engenharia Civil da Facens.

Entre as atividades práticas está o minicurso “Construindo seu próprio som stereo bluetooth”, ministrado pelo professor do curso de Engenharia Elétrica, Rafael Rodrigues da Paz, em que o participante vai aprender a manipular a máquina de corte a laser e uma estação de solda com técnicas de montagem de equipamentos elétricos e eletrônicos que possibilitam o desenvolvimento de uma caixa de som stereo de 3W com tecnologia bluetooth.

Há também as atividades teóricas como o minicurso “Animação para Games do 2D ao 3D”, em que Lucas de Oliveira Carvalho, designer e animador do LIGA (Laboratório de Inovação de Games e Apps da Facens), ensina as noções básicas para a animação de jogos digitais, e o workshop “Faça seu Drone”, direcionado a maiores de 14 anos, que vai mostrar o projeto para a construção de um drone.

A programação da Semana da Engenharia, Tecnologia e Inovação inclui também palestras, que acontecem sempre das 19h às 20h30, sobre temas atuais como “cidades inteligentes” e “empreendedorismo”. No dia 17/04, por exemplo, Renato Lucio de Castro Junior, vice-presidente de Relações Internacionais da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, apresenta a palestra “Cidades Inteligentes: Quatro previsões disruptivas que vão te surpreender”, mostrando um panorama geral sobre o desenvolvimento de cidades inteligentes no mundo. No dia 18/04, representantes da Yunus Negócios Sociais ministram a palestra “Negócios com uma missão social, porque fazer outras pessoas felizes é uma super felicidade!” e abordam o empreendedorismo social e os negócios 100% dedicados à solução de problemas sociais. Na quarta-feira, 19/04, quem apresenta a palestra “Inovação e a transformação do setor elétrico” e fala sobre as mudanças no setor elétrico é Teresa Cristina Querino Vernaglia, presidente da AES BRASIL.

Quem quiser ter uma prévia da Semana da Engenharia da Facens, pode comparecer até sexta-feira, 14/04, no Pátio Cianê Shopping, das 14h às 22h, e conferir as aulas de pilotagem de drone seguidas por corridas ministradas pela equipe do Fab Lab.

Serviço: Semana de Engenharia de Sorocaba

Onde: Facens (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425,
Castelinho km 1,5 – Alto da Boa Vista – Sorocaba).

Quando: 17 a 19 de abril de 2017

Horário: das 8h às 22h30

Sobre a Facens: Criada há 40 anos, a Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba é uma das mais reconhecidas do gênero no País, tem foco na formação do engenheiro cidadão e apresenta um índice de 93% de formandos inseridos no mercado de trabalho (média dos últimos 10 anos). Oferece atualmente 10 cursos de graduação (Engenharia Mecânica, da Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, de Alimentos, de Produção, Agronômica e Tecnologia em Jogos Digitais), e 22 cursos de pós-graduação e especialização. Em seu campus com 100.000 m², em Sorocaba, mais de 4.000 alunos contam com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, salas de aulas modernas e laboratórios especializados. Entre os inúmeros projetos da Facens, destacam-se o Smart Campus, focado na inovação e uso do campus como espaço de prototipagem para soluções em cidades inteligentes (elaborado com o G-Lab, Global Entrepreneurship Lab, do M.I.T.), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps) e o primeiro Fab Lab do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada também pelo M.I.T.