2º Prêmio de Inovação do Parque Tecnológico de Sorocaba apresenta novidades | Inova Sorocaba

Eventos Realizados

2º Prêmio de Inovação do Parque Tecnológico de Sorocaba apresenta novidades

28 de junho de 2018
|

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) lançou nesta terça-feira o 2º Prêmio Sorocaba de Inovação. Com o tema “Cidade Inovadora”, o Prêmio traz como principal novidade um novo formato onde, em vez de inovações já validadas no mercado, os participantes deverão apresentar ideias.

Tem como objetivo principal para a criação e implementação de soluções inovadoras que contribuam para a otimização da atuação do poder público no município de Sorocaba, além de promover engajamento da sociedade civil e a atuação conjunta dos setores público e privado.

O prêmio é destinado a cidadãos e empresas da Região Metropolitana de Sorocaba, e neste ano será dividido em seis categorias diferentes: cultura, educação, esportes, infraestrutura, saúde e segurança e uma categoria mais abrangente chamada ‘Desafio da Cidade’. Ideias vencedoras serão incubadas pelo PTS para o seu desenvolvimento.

Roberto Freitas, Presidente do PTS, explicou que essa segunda edição traz um novo formato para o prêmio. “Este formato proporcionará uma aproximação inédita entre o poder público e a sociedade civil, em que o parque atuará com catalizador de oportunidades e ideias para a construção de uma Sorocaba Inovadora”, disse.

Freitas ainda acrescenta: “Esse ano queremos o envolvimento das universidades, empreendedores e sociedade em geral para novas ideias e propostas para o Poder Público. O resultado desse projeto é o melhoramento dos serviços da prefeitura em favor da população. O Prefeito José Crespo tem conversado conosco para que o Parque Tecnológico se torne um vetor de desenvolvimento para os serviços da prefeitura e estamos criando ferramentas para que isso seja possível”.

O Diretor executivo do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, ressalta ainda que o PTS é um patrimônio da Região Metropolitana de Sorocaba e foi criado para trazer benefícios e soluções para a população e esta é a motivação desta edição do Prêmio: “Estamos trabalhando em conjunto com as secretarias para identificar as demandas e elaborar os desafios, e aguardamos ansiosos pelas soluções a serem apresentadas pelos cidadãos”, explica.

Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site www.premiosorocaba.com.br de 16 de julho a 28 de setembro. No dia 1 de novembro acontece a divulgação dos finalistas e a entrega do Prêmio será realizada no dia 4 de dezembro. Os cinco classificados em primeiro lugar em cada categoria serão incubados no PTS.

Em 2017, o Prêmio Sorocaba de Inovação contou com 50 projetos inscritos, engajamento de mais de 8 mil pessoas online e eventos com mais de 300 participantes, além de palestrantes nacionais e internacionais.

Palestra

O PTS recebeu também na manhã desta terça-feira Andrea Iorio, CEO do Tinder, que ministrou a palestra “Seis competências para surfar na transformação digital”, para uma plateia de aproximadamente 230 pessoas.

Segundo Andrea, o primeiro passo é ter uma flexibilidade cognitiva. “Isso você só consegue tendo uma vida diferente, se expondo a diferentes situações e aprendendo com os fracassos e derrotas também”, ensina. Os outros passos são a inovação com familiaridade, se tornar especialista em comportamento humano, desenvolver o altruísmo digital, pensamento crítico e o último, foco no resultado. “Juntando essas peças aplicativos de sucesso como o Tinder aplicam esses passos no DNA da empresa e conseguem ter sucesso dentro desse mundo em constante transformação digital”, explica.

Ao final da palestra, o secretário de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Jeferson Gonzaga, falou sobre os desafios e avanços tecnológicos na área de segurança pública da cidade e sua trajetória de vida profissional.

O evento de lançamento do prêmio contou com o patrocínio da Vilage Marcas e Patentes e com o apoio das seguintes empresas: Inova Sorocaba, Associação Comercial de Sorocaba, Ciesp, Senac, Senai, Sebrae, Espaço Empreendedor, Banco do Povo, Startup SP e 4Legacy.

 

Confira como foi:

Contato para imprensa

 

OS2 Comunicação

Jornalista responsável: Thaís da Silveira

Atendimento: Tatiana Vitorelli

Telefones: (15) 3318-1922 / (12) 99198-4211

e-mail: tatiana@os2comunicacao.com.br