Encontro do Hacking Health Sorocaba no PTS, incentiva participantes a criarem melhorias para o gerenciamento de leitos em hospitais | Inova Sorocaba

Eventos Realizados

Encontro do Hacking Health Sorocaba no PTS, incentiva participantes a criarem melhorias para o gerenciamento de leitos em hospitais

19 de junho de 2018
|

No último sábado, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), recebeu mais um encontro do Hacking Health Sorocaba (HHS), desta vez uma Maratona FunCode, com foco em programação e soluções para problemas envolvendo gestão de leitos em hospitais.

Na primeira parte do encontro, o Mestre em Ciência da Computação, Vitor Casadei, realizou um minicurso prático sobre a linguagem de programação Phyton. O objetivo foi preparar os participantes para a segunda parte da maratona em que os eles tiveram que desenvolver soluções para os problemas apresentados por uma enfermeira responsável pelo gerenciamento de leitos em um hospital público de Sorocaba.

Foram no total, 6 plataformas criadas, todas buscando otimizar a comunicação dentro de hospitais por meio prontuários eletrônicos e status digital dos leitos e pacientes. Ou seja, os participantes apresentaram maneiras de compartilhar informações geradas dentro dos hospitais em plataformas, para agilizar e melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde.

 

Hacking Health Sorocaba

A preparação para a maratona começou em julho de 2016, quando Sorocaba realizou o Hacking Health, movimento de origem canadense presente em mais de 13 países, que une profissionais da saúde, empreendedores, designers e profissionais da tecnologia para juntos repensar o sistema de saúde e criar soluções para os problemas do setor.

Sorocaba chamou a atenção do Hacking Health Brasil por suas características no segmento de saúde, já que na cidade há fabricantes de equipamentos médico-hospitalares e importantes hospitais e universidades.

Desde o lançamento do evento em Sorocaba, foram realizados 9 encontros como meetups informais para discutir e debater a saúde digital, workshops e cafés liderados por experts sobre tópicos relacionados à inovação na saúde. Os encontros aconteceram na FATEC, FACENS, UNISO, PUC, Santa Casa e no próprio Parque Tecnológico.

Os temas dos encontros foram aplicativos, Big Data – capacidade de armazenar um grande número de dados, facilmente acessíveis e de diferentes formatos, oficinas de Design Thinking – processo que os designers usam para planejar e administrar suas tarefas, Business Canvas – ferramenta de gerenciamento estratégico amplamente usada em startups, entre outros.

Confira como foi: