Projeto idealizado em Sorocaba sobre Indústria 4.0 é apresentado durante a Barcelona Industry Week | Inova Sorocaba

Eventos Realizados

Projeto idealizado em Sorocaba sobre Indústria 4.0 é apresentado durante a Barcelona Industry Week

4 de outubro de 2017
|

O Diretor Executivo do Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS, Rodrigo Mendes, apresentou nesta segunda-feira, dia 2, o projeto de criação do Cluster Sorocaba de IOT&Ind 4.0, durante o Barcelona Industry Week 2017 e IoT World Congress (Semana da Indústria de Barcelona e Congresso Mundial de Internet das Coisas), considerados um dos principais eventos de tecnologia no mundo.

O projeto apresentado trata da criação de um cluster (arranjo produtivo local) no qual empresas, universidades e governos se unam no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias para alavancar o nicho de Internet Das Coisas e Industria 4.0, em benefício das indústrias locais. “Queremos que o Parque Tecnológico de Sorocaba atue cada vez mais como articulador entre as indústrias e as empresas de desenvolvimento tecnológico, universidades e centros de pesquisa, a fim de que as indústrias locais possam assimilar novos conhecimentos e soluções, tornando-se mais competitivas”, explicou Rodrigo Mendes.

Por Industria 4.0 entende-se a aplicação de novos conceitos e modelos de produção nos segmentos de automação, manufatura aditiva, robótica, processos digitais, data analytics, inteligência artificial, entre outros. “O maior impacto desta, que é considerada a 4ª revolução industrial, será na Industria e Sorocaba precisa criar oportunidades e apoiar as empresas locais em seu desenvolvimento, bem como acompanhar as novas tendências”, ressaltou Mendes.

A participação dos Parques Tecnológicos no Congresso Mundial de Internet das Coisas é uma das ações da IASP – Rede Mundial de Parques Tecnológicos por meio do qual Parques associados, entre eles o de Sorocaba, tem a oportunidade de trocar informações, projetos e ações.

Além do Parque Tecnológico de Sorocaba, o TecnoSinos, de São Leopoldo, no Rio Grande Sul, participa do evento, ambos representando os Parques Tecnológicos brasileiros no evento.