Edital apoia a inserção de pesquisadores | Inova Sorocaba

Notícias em Destaque

Edital apoia a inserção de pesquisadores

1 de dezembro de 2013
|

Fonte: Anprotec

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram a Chamada Pública 54/2013 RHAE Pesquisador na Empresa, no início deste mês, com o objetivo de selecionar para apoio financeiro projetos que visem contribuir significativamente com o desenvolvimento científico e tecnológico e com a inovação no País, inserindo mestres ou doutores em empresas privadas. A seleção será realizada em três rodadas diferentes, que vão de dezembro de 2013 a outubro de 2014.

Na primeira rodada, os projetos devem ser submetidos até o próximo dia 20 de dezembro e o resultado, bem como o início do apoio financeiro, se dará a partir de março do ano que vem. As propostas para a segunda rodada devem ser enviadas entre os dias 17 de março e 2 de maio e, para a terceira, entre 19 de agosto e 3 de outubro. Nesses dois últimos casos, a divulgação do resultado e a disponibilização dos recursos ocorrerão a partir de agosto e de dezembro de 2014, respectivamente. As datas de cada rodada, requisitos e demais informações estão especificados no edital, disponível online.

Programa de Capacitação de Recursos Humanos para o Desenvolvimento Tecnológico (RHAE-Inovação) foi criado em 1987 a fim de agregar profissionais altamente qualificados em atividades de P&D nas empresas, além de formar e capacitar recursos humanos que atuem em projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico. A partir de 2007, o CNPq e o MCTI iniciaram, no âmbito do programa, uma série de ações para apoiar projetos que estimulem a inserção de pesquisadores (mestres e doutores) nas micro, pequenas e médias empresas.