Instituto da Qualidade Automotiva-IQA inaugura novo laboratório de análises químicas no PTS | Inova Sorocaba

Notícias do Parque Tecnológico de Sorocaba

Instituto da Qualidade Automotiva-IQA inaugura novo laboratório de análises químicas no PTS

11 de setembro de 2014
|

Fonte: Companhia de Imprensa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, inaugurou na última segunda-feira (8), o primeiro laboratório do instituto, nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a 100 Km de São Paulo.

“Este é o primeiro passo para a concretização de um sonho antigo, de ter um local próprio para o desenvolvimento de tecnologia automotiva”, afirma o presidente do IQA, Ingo Pelikan, ao comentar que esta é a primeira fase de um projeto mais amplo, que contempla ainda um laboratório Metalográfico, um de Ensaios Mecânicos e uma Pista de Ensaios Veiculares. “É um plano ousado e essencial para o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva brasileira”, diz Pelikan.

Com equipamentos de última geração, o Laboratório Químico do IQA no PTS tem capacidade para realizar ensaios de produtos como Arla 32 e líquido de freio. “Estes produtos só podem ser comercializados após passarem pelo processo de certificação de conformidade, e a partir de agora iremos oferecer mais este serviço aos nossos clientes”, comenta Pelikan. Os equipamentos deste laboratório também contemplam análises de outros produtos do segmento automotivo como, por exemplo, aditivo de radiador.

Na lista de equipamentos, destaque para o instrumento de medição ICP – OES (Inductively Coupled Plasma-Atomic Emission Spectrometer – sigla em inglês para Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente), que realiza análise de elementos em diferentes matrizes sólidas, líquidas, orgânicas e inorgânica, Espectrômetro FTIR (espectroscopia de infravermelho), para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra, e o Espectrofotômetro UV, utilizado para determinar de um modo quantitativo a concentração de substâncias em solução que absorvem radiação.

Além disso, conta com Titulador Karl Fischer, usado para determinar traços de água em uma amostra, Refratômetro Digital de alta precisão, para medir a concentração das misturas de fluidos (açúcar em bebidas, impurezas em óleos, combustíveis etc.) com precisão de cinco casas decimais, e Balança Analítica de alta precisão, para pesagem de amostras e reagentes (precisão de até 0,00001 g), entre outros.

“O Brasil ainda é carente de laboratórios de ensaios independentes, por isso temos empenhado todos nossos esforços no sucesso deste empreendimento”, afirma Pelikan. “Como quinto maior mercado mundial, e com representantes de todas as grandes montadoras instaladas, o País necessita deste tipo de estrutura para evoluir e passar a ser, também um desenvolvedor de tecnologia”, diz.

PTS

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente criado para atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia e instituições de ensino e pesquisa, assim como empresas ou organizações, públicas ou privadas que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado. Desta forma, o PTS facilita, às partes interessadas, o acesso ao conhecimento bem como ao mercado, pela aproximação com possíveis desenvolvimentos e inovação tecnológica assim como oportunidades comerciais, em nível nacional e internacional.