“Empreende Sorocaba” tem atividades no PTS até o dia 29 de agosto | Inova Sorocaba

Notícias do Parque Tecnológico de Sorocaba

“Empreende Sorocaba” tem atividades no PTS até o dia 29 de agosto

17 de agosto de 2016
|

Com um público estimado em 600 pessoas, foi aberta na manhã desta terça-feira (16), no Parque Tecnológico (PTS), a terceira edição do “Empreende Sorocaba”. O evento, que integra a “Rede Global do Empreendedorismo”, considerado o maior movimento de empreendedorismo do mundo prossegue até o dia 29 com atividades de fomento ao empreendedorismo.

O “Empreende Sorocaba” é uma iniciativa da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedet), e tem parceria de instituições e entidades, como a Incubadora Hubiz, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Núcleo dos Jovens Empreendedores do Centro das Industrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Associação Comercial de Sorocaba e universidades locais.

O objetivo, por meio desse evento no PTS, é o fortalecimento do empreendedorismo local e regional, integrando uma agenda mundial, movimento criado em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e realizadado no Brasil desde 2008.

Ozires Silva

Na abertura, o presidente da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Pedro Vial, agradeceu a presença de todos, bem como dos parceiros participantes do evento, destacando o pioneirismo de Ozires Silva, que proferiu a palestra de abertura. “Ozires é a marca da inovação e empreendedorismo, cidadão sorocabano desde 2009 e que hoje vem compartilhar um pouco do seu conhecimento”, disse Vial.

Ex-ministro da Infraestrutura, fundador e ex-presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Ozires Silva falou do início de sua carreira profissional na Força Aérea Brasileia (FAB) e a criação da Embraer, na década de 50. “Questionávamos por que um país continental como o Brasil não fabricava aviões, precisando deles”, ponderou.

O fundador da Embraer contou que o interesse pela aviação nasceu quando ainda adolescente, em Bauru, sua terra natal. Aos 20 anos (em 1951), formou-se em Oficial Aviador e Piloto Militar pela Escola de Aeronáutica da FAB e em 1962, concluiu graduação em engenharia aeronáutica, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e efetivamente começou a liderar o grupo criou a Embraer, empresa que dirigiu desde sua fundação em 1970 até 1986 e, posteriormente, entre 1991 e 1995.

Quarta-feira

O evento prossegue nesta quarta-feira (17) tendo como uma das atrações o curso “Gestão Estratégica de Vendas – Na Medida”, das 8h30 às 12h30, proferido pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O foco é o apoio ao empresário fazendo com que compreenda os benefícios da gestão estratégica de vendas, conhecendo o perfil do seu cliente, preparando melhor a equipe e adotando uma.

No período da tarde tem “Papo Empreendedor – Internet das Coisas”, das 14h30 às 17h30. Nesse seminário, os palestrantes se unem numa mesa-redonda para debater os pontos apresentados e interagir com o público presente. É necessário credenciamento antecipado para participar dessa atividade.

Credenciamento

A participação do público no “Empreende Sorocaba” é gratuita, mas é necessário credenciamento antes do acesso ao recinto, razão pela qual a organização pede que o público chegue com antecedência ao local.

Para se inscrever ou conferir a programação completa do evento, basta acessar www.empreendesorocaba.com.brO Parque Tecnológico de Sorocaba fica na Av. Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília. Mais informações: (15) 3416-6172.

Confira como foi a abertura: