Primeiro disco rígido químico é criado por cientistas poloneses | Inova Sorocaba

Notícias em Destaque

Primeiro disco rígido químico é criado por cientistas poloneses

8 de junho de 2017
|

Fonte: Ciberia

Cientistas do Instituto de Química e Física da Academia Polonesa das Ciências, em Varsóvia, criaram o “chit”, que armazena informações em bits e qubits e uma unidade de memória química.

O chit é composto por três gotas. Entre essas gotas ocorrem reações químicas, de forma cíclica e consistente e sua memória está enraizada na reação oscilante de Belousov-Zhabotinsky.

Através da reação, ela cria reagentes necessários para dar continuidade a próxima, sendo ad infinitum. Essas reações são influenciadas  por um catalisador – ferroína – que causa a alteração na cor.

Ainda existe um segundo catalisador, chamado rutênio que torna a reação química sensível à luz e através dessa característica, ela impede o chit de oscilar, auxiliando aos cientistas no controle do processo.

No quesito inovação, o chit desenvolve a “computação química”, e sendo diferentes dos bits tradicionais, os componentes são todos químicos.

Ao mudar a base de processamento, como tem sido atualmente em arquivos criptografados pode vir a trazer consequências incríveis para a tecnologia.