Uma concentração de ‘Professores Pardais’ | Inova Sorocaba

Notícias do Parque Tecnológico de Sorocaba

Uma concentração de ‘Professores Pardais’

9 de dezembro de 2013
|

Parque Tecnológico de Sorocaba promete reduzir espaço entre os pensadores e os realizadores

Fonte: Rede Bom Dia

Texto: Fernanda Ikedo / Especial para o Bom Dia

A Inauguração de Poupatempo da Inovação e de laboratórios de universidades, ontem, no Parque Tecnológico de Sorocaba, promete facilitar o desenvolvimento de projetos, desde a sua criação até o lançamento no mercado entre empresas e instituições de ensino superior e pesquisa da região.

Conforme explica o diretor presidente do Poupatempo da Inovação, Agliberto Chagas, a intenção é de promover, em um único local, a interação da comunidade científica, das universidades com as empresas e comunidade em geral.
Ideias/ Buscar soluções para as áreas de recursos hídricos e de tratamento de efluentes são alguns dos propósitos dos pesquisadores da Unesp, Cláudia Hitomi Watanabe, 23 anos e Murilo Teles Domingues, 24. Eles fazem parte da equipe de pós-graduação em ciências ambientais que integra uma parte do laboratório da universidade.

Além da Unesp há laboratórios da USP, UFSCar, Uniso, Facens e PUC-SP. Por isso, reitores e diretores das universidades, presentes ao evento de inauguração, reforçaram que essa iniciativa colabora com o desenvolvimento tecnológico do país e pode representar também um maior desenvolvimento social.
A pesquisadora Carolina de Castro Bueno, 26, estudante de doutorado da Unesp, sente-se motivada com o novo laboratório de pesquisa. Para ela que estuda o biochar (bio-carvão para uma eficiência agrícola) estar no Parque Tecnológico representa uma maior facilidade para formar parcerias.
Os laboratórios das universidades ficam no primeiro andar do parque, acima do Poupatempo, que tem a gestão da Agência Inova Sorocaba.
Agliberto diz que não será cobrado nada de quem procura por informações sobre como elaborar projetos e captar recursos, por exemplo. Aos que quiserem que a Agência Inova, do Poupatempo, elabore e acompanhe a pesquisa o interessado tem a opção de se tornar um associado.
Encontro de autoridades
O secretário nacional da Ciência e da Tecnologia e ex-reitor da UFSCar, campus Sorocaba, Osvaldo Batista, representou o ministro da Ciência e da Tecnologia, Marco Antonio Raupp. Estavam presentes também o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, Vitor Lippi, ex-prefeito de Sorocaba e presidente do parque, deputadas Iara Bernardi (PT) e Maria Lúcia (PSDB), o Ciesp, Toninho Beldi e do gerente regional do Sebrae, Carlos Alberto Souza.